bem... já que perguntam...
BDSM
Origem: BDSMbrasil, a enciclopédia livre.
BDSM é um termo genérico usado para descrever o interesse em um número de padrões relacionados do comportamento sexual humano incluindo sadomasoquismo, troca de poder e bondage. Sendo rigoroso, fetichismo não é uma parte de BDSM, mas imagens de fetiches são muito comuns em actividades BDSM.
Os mais importantes sub-grupos são descritos dentro da própria abreviação BDSM, do inglês:
- Bondage & discipline (B&D)
- Domination & submission (D&S, DS, D/S)
- Sadismo e masoquismo (ou sadomasoquismo) (S&M, SM)
Para aqueles fora do ambiente, ou da cena fetiche/BDSM pode parecer que os praticantes de BDSM formam um grupo muito homogéneo de pessoas, entretanto, esse não é o caso. Um interesse em BDSM é considerado pela medicina uma parafília e como tal, o estímulo que traz a excitação sexual ao indivíduo varia de pessoa para pessoa. Para uma pessoa objetificação e humilhação sexual podem ser grandes erotizantes enquanto o pensamento de ser adestrado com uma cana ou receber algum outro castigo físico não surte resultado algum. Para uma outra pessoa, o oposto pode ser verdade.
Essa ênfase em consentimento informado e segurança é também conhecida como SSC (seguro, são e consensual), mas outros preferem o termo RACK, do inglês desvio consensual com conhecimento de risco, que coloca ênfase maior em consentimento informado, e reconhece o fato de que todas as actividades são potencialmente arriscadas.
Troca de Poder
O termo troca de poder é associado com um submisso trocando sua autoridade de tomar decisões (somente para uma cena ou até para a sua vida como um todo) por um acordo de que o dominante irá tomar conta de sua felicidade e saúde.
A natureza de uma troca de poder varia amplamente e pode ser explicitamente negociado ou implicitamente concedido na relação.
Comportamento Submisso
Uma pessoa submissa é alguém que abdica da sua liberdade de escolha para se submeter a outra pessoa. Isso pode ser no contexto de uma brincadeira dentro de uma cena, até uma transmissão total de poder dentro de uma troca de poder, ou em qualquer lugar entre esses dois extremos.
Comportamento Dominante
Uma pessoa dominante gosta de estar com uma pessoa submissa, somente para uma cena, ou como um estilo de vida. As razões para isso incluem desejo por poder, por ser objeto de adoração, ter os recursos e habilidades de um outro ser humano à sua disposição, ou sadismo.
Switching
Alguns praticantes de BDSM gostam de trocar. Isso é, ter papéis tanto dominantes como submissos, durante uma cena ou tendo papéis diferentes em ocasiões diferentes com parceiros diferentes. Um switcher pode ser o top em algumas ocasiões ou o bottom em outras. Um switcher pode estar em uma relação com alguém que tenha a mesma orientação que ele (digamos, os dois são dominantes), então, propiciar, com a troca dos papéis a cada parceiro, a oportunidade de realizar seu desejo BDSM.
1 comentário:
Ah.. os rituais, manuais, as regras e definições.......Isto não é para "encarneirar", baby....nem apenas pornografia cinematográfica ou fotografica. Praticar Bdsm é um prazer variável, de acordo com o grau de aceitação da dor e é muito diferente de uma pessoa para outra, de um momento ao outro e de um estado emocional ao outro, logo não pode ser regulado por cartilha.
Onde é que cabe nisto aquela parte do...devagar e ternamente, que tambem traz felicidade à relação e que permite ao D/s enriquecerem-se de emoções novas que não existiriam se houvesse apenas sessões de punições ou dor?...
Enviar um comentário